A Google está desenvolvendo uma inteligência artificial chamada MusicLM que é capaz de criar músicas com base em comandos. O MusicLM já foi testado e mostrou resultados positivos na qualidade da música produzida, alcançando uma música “longa e coerente” através de descrições complexas. No entanto, a IA ainda apresenta problemas de plágio, uma vez que 1% das músicas geradas foram copiadas de treinamentos anteriores, o que impede o lançamento imediato do MusicLM.

Os pesquisadores explicam em seu artigo os vários desafios enfrentados pela geração de música com IA. Primeiro, há um problema com a falta de dados de áudio e texto emparelhados – ao contrário do aprendizado de máquina de texto para imagem, onde dizem que grandes conjuntos de dados “contribuíram significativamente” para os avanços recentes.

Para adquirir essa habilidade, o modelo é treinado com uma grande quantidade de dados de música sem rótulos, juntamente com um conjunto de legenda de música, que contém mais de 5.500 exemplos, elaborados por músicos. Esse conjunto de dados foi disponibilizado publicamente para apoiar futuras pesquisas.

O modelo também permite a entrada de som, como assobios ou zumbidos, para orientar a melodia da música, que será então gerada com o estilo descrito pelo prompt de texto.

 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é o estudo e desenvolvimento de técnicas computacionais para realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, tradução de idiomas, entre outras. A IA é alcançada através da simulação de processos mentais humanos, como a tomada de decisão, solução de problemas e compreensão de linguagem natural. A IA é amplamente utilizada em aplicações comerciais e industriais, como sistemas de recomendação, assistentes virtuais, automação de processos, entre outros.